PROINFO

Conceituando Hipertexto

Hipertexto é a linguagem utilizada na internet para definir uma cadeia de textos interligados por meio de palavras denominadas links. Com o hipertexto é possível uma maior interação com a leitura e consequentemente, facilita a aquisição do conhecimento.
O termo hipertexto também está presente nos livros de formato convencional, onde o autor busca facilitar a compreensão do leitor na sua individualidade, sem perder a ideia central do texto.


Planejando atividade com hipertexto

Atividade 2.6

TEMA: Criando hipertexto coletivo
JUSTIFICATIVA: Diante dos avanços tecnológicos e das transformações constantes na sociedade, surgem a cada dia novas ferramentas de ensino e aprendizagem. Sendo assim, faz-se necessário ampliar os aspectos da linguagem e as novas perspectivas de registros existentes. Diante do exposto, surgiu a necessidade da elaboração do projeto: Criando hipertexto com os alunos, já que este recurso é nos tempos atuais uma importante ferramenta de pesquisa e facilitadora da aprendizagem.
OBJETIVO: Possibilitar aos alunos o conhecimento a novas formas de registros, utilizando a linguagem presente na informática;
META: Levar os alunos a criação de um hipertexto coletivo formado por pequenas histórias intercaladas.
PÚBLICO ALVO: Alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Ausônio Araújo.
PERÍODO: Dias 5 e 6 de Outubro de 2011.
AVALIAÇÃO: A avaliação acontecerá durante a execução do projeto, mediante o interesse e a participação do aluno nas atividades propostas.

Atividade 2.9


Atividade 2.10

Navegando pela Wikipédia e pelo Wikcionário

    A cada dia que passa percebo que o conhecimento tecnológico é inesgotável. Deparo-me com frequencia com palavras e expressões novas, programas que até então passavam despercebidos no meu cotidiano. A enciclopédia livre (Wikipédia) já é um recurso que utilizo nas minhas pesquisas, mas, nunca tinha parado para pensar como ela era constituída. Hoje tive a oportunidade de refletir sobre esse recurso tão interessante e saber que também posso contribuir na sua construção, já que a mesma é um processo de construção coletiva. O dicionário livre (Wikcionário) é um projeto bastante interessante ele também nos possibilita o acesso a novas línguas e assim como a enciclopédia também é um ambiente onde as pessoas podem contribuir com novos verbetes. Após as leituras e visita ao mesmo, descobri mais um recurso interessante e que vai auxiliar o meu trabalho pedagógico.
Por ser um ambiente colaborativo, os conteúdos pesquisados nesses sites merecem um pouco mais de atenção. É sempre bom verificar as informações em outras fontes e comparar os dados. 


  RELATO DA ATIVIDADE COM HIPERTEXTO COLETIVO

    Os avanços tecnológicos acontecem frequentemente em todos os níveis da sociedade. Para acompanhar essas mudanças a escola precisa adequar sua proposta pedagógica e buscar formação profissional e os recursos necessários para poder garantir aos alunos o acesso as informações que circulam no universo digital. Pensando em proporcionar aos alunos o conhecimento e acesso a novas informações, criou-se um projeto para trabalhar com hipertextos em sala de aula.
    A primeira etapa do projeto foi executada em sala de aula com levantamento de hipóteses, conversas informais e discussões a respeito do tema. Durante as discussões os alunos falaram sobre suas experiências com as tecnologias da informação.
    A segunda etapa foi realizada no laboratório de informática da Escola Estadual Poeta Celestino Alves. No laboratório a primeira atividade proposta foi buscar na Wikipédia (enciclopédia livre) o conceito de hipertexto, em seguida foi feita a leitura do texto da enciclopédia e os alunos puderam comparar com o que já havia sido discutido em sala de aula. Na oportunidade os alunos navegaram por hipertextos e por alguns sites orientados pelo professor para fixar o tema em estudo e trocaram experiencias entre si.
    De volta a sala de aula, os alunos agruparam-se para produzir um hipertexto. Os temas para produção foram escolhidos levando em consideração alguns conteúdos da disciplina Ciências trabalhados em sala de aula anteriormente.
    A atividade foi bastante produtiva. Todos os alunos participaram ativamente da mesma, pois a informática é um assunto que desperta o interesse e o desejo de buscar outras possibilidades que as tecnologias podem oferecer. Porém, essa atividade só foi possível graças a colaboração da Escola Estadual Poeta Celestino Alves (CAIC) que disponibilizou o seu laboratório de informática para a execursão das atividades práticas.