Ambiente...



É um software livre de apoio a aprendizagem, executado num ambiente virtual.

Esse programa permite a criação de cursos on-line, páginas de disciplinas, grupos de trabalho e comunidades de aprendizagem.

O conceito foi criado em 2011, pelo educador e cientista computacional Martin Dougiamas, voltado para programadores e acadêmicos da educação.

Muitas Instituições de ensino (básico e superior) e centros de formação estão adaptando a plataforma os próprios conteúdos, não apenas para cursos totalmente virtuais, mas também como apoio aos cursos presenciais.

Outros setores não ligados a educação como: Empresas privadas, ONGs e grupos independentes que necessitam interagir na internet, também utilizam o Moodle.


Vantagens da aprendizagem em ambientes fechado, como os Moodle:  
ser diversificado, disponibinilizando diversas ferramentas (blog, e-mail, fórum, chat, galeria, diário, etc) e materiais atualizados (vídeos, textos) que contribuem para a aprendizagem; fácil utilização por parte do aluno; permite a interação entre os usuários e a exposição de sua opinião, contribuindo para o debate e troca de informações; permite alterações dos arquivos gerados; possibilitar a aprendizagem de forma assíncrona ou síncrona; possibilita ao aluno gerir o seu próprio tempo/local para o estudo (flexibilidade); as pessoas que participam em um sistema fechado estão alinhadas num mesmo propósito (conforme as atividades propostas); possibilidade de muitas pessoas utilizarem ao mesmo tempo (várias turmas e vários cursos). 

Desvantagens da aprendizagem em ambientes fechado, como os Moodle: 
os materiais disponíveis não poderem ser utilizados abertamente, sendo permitido seu uso somente durante a duração do curso; depender de conexão com a internet (velocidade rápida) para a sua utilização; necessidade de disciplina e organização (gestão do tempo) por parte do aluno, para cumprir as tarefas no prazo estabelecido; empobrecimento na formação de vínculos afetivos entre os envolvidos (professores e alunos); necessidade de conhecimento básico de informática (Microsoft Office) para elaboração de algumas atividades. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário